Receitas Caiçaras
 
Disponibilizamos Dolar, Euro e Libra para a sua Viagem
Anuncie Grátis seu Carro no maior portal de compra e venda da América Latina
VTN Imóveis - Anuncie Grátis aqui o seu imóvel
Alguel de Automoveis
Crédito Consignado, financiamento de carro, moto e reforma, com taxa a partir de 1,60%
Litoral Paulista
Hotéis na Praia
Praias Desertas
Receitas Caiçaras
Cachoeiras nas Praias
 
Litoral Norte
Caraguatatuba
Ilha Bela
São Sebastião
Ubatuba
 
Litoral Sul
Bertioga
Cananéia
Guarujá
Iguape
Ilha Comprida
Itanhaém
Mongaguá
Peruíbe
Praia Grande
Santos
São Vicente
 
Litoral Sul Carioca
Parati
Trindade
 
Contato

Nem só as belas paisagens e praias podem ser lembradas do Litoral. O Litoral é muito conhecido também pelos seus pratos típicos, muitas iguarias e muitos ingrentientes só adquiridos na região, e como não poderia deixar de se notar, também possuem diversar receitas feitas até hoje pelos caiçaras da região.
 
01/03
 
Azul Marinho Ubatuba
1 kg de postas de peixe firme (robalo, garoupa, etc.);
5 bananas nanicas bem verdes;
100 g de cebola ralada ou picada;
3 dentes de alho espremidos ou picados;
250 g de tomate cereja;
2 colheres de sopa de azeite;
¼ de xícara de chá de farinha de mandioca;
2 colheres de sopa de coentro picadinho;
2 colheres de sopa de salsa batidinha;
sal;
pimenta malagueta ou calabresa esmagada.
Modo de fazer
Corte o peixe em postas de 3 cm; tempere com sal. Descasque as bananas com faca e coloque de molho na água fria. Coloque o azeite numa panela grande rase e acrescente a cebola e o alho. Refogue por 2 minutos e coloque os tomates (se quiser sem pele nem sementes) cortados grosseiramente e refogue até os tomates começarem a desmanchar. Coloque sal, salpique metade do coentro e misture. Coloque as bananas e cubra com a água na qual ficaram de molho. Verifique o sal e cozinhe até as bananas ficarem macias. Retire as bananas da panela e reserve. Coloque então as postas de peixe na panela e se necessário coloque mais um pouco de água. Salpique com metade da salsinha e cozinhe até que o peixe fique macio. Cerca de 12 minutos, retire do fogo e mantenha aquecido. Prepare o pirão, colocando as bananas noutra panela e amassando-as com um garfo. Vá acrescentando o caldo do cozimento até obter um pirão cremoso. Coloque na mistura a salsinha e o coentro restantes, coloque a panela no fogo e vá juntando farinha de mandioca aos poucos, mexendo para não grudar (vai ficar grosso - se quiser um pirão apenas cremoso, não coloque a farinha de mandioca, colocando-a no prato na hora de servir). Retire do fogo e se necessário coloque mais sal. Coloque o pirão no fundo de um prato e sobre ele a posta de peixe com o caldo do cozimento. Sirva acompanhado de pimenta malagueta.
 
Peixe Azul Marinho Típico Caiçara
1 peixe de mais ou menos 1 kg (cavala, tainha, badejo, robalo) cortado em postas;
3 tomates;
1 cebola grande em rodelas;
2 colheres de sopa de óleo de soja ou azeite;
2 dentes de alho espremidos;
1 xícara de chá de coentro batido;
1 xícara de chá de salsinha batida;
algumas folhas de alfavaca,
2 pimentas malaguetas esmagadas ou do reino e sal a gosto;
4 bananas d'água nanicas verdes e cortadas de comprido, ao meio.
Modo de fazer
Pegue o peixe já limpo e cortado em postas. Adicione algumas gotas de limão, o alho espremido, sal e pimenta do reino. Deixe tomar gosto por 20 minutos. Numa panela de barro, deite o óleo e aqueça a panela. Coloque em camadas as postas de peixe, os temperos e os pedaços de banana. Coloque água suficiente para cobrir tudo, cozinhando porém, sem deixar o peixe e a banana quebrarem. Retire um pouco do caldo, junte farinha de mandioca e urucum em pó para dar uma cor. Corrija os temperos adicionando mais pimenta no pirão, se necessário. Sirva com arroz branco.
 
Peixe com Banana
4 postas de badejo;
1 pimentão vermelho,
1 verde e 1 amarelo, todos cortados em tirinhas;
2 tomates grandes bem vermelhos;
3 dentes de alho espremidos;
6 bananas nanicas granadas e verdes;
coentro, malagueta esmagada, salsa cebolinha e alfavaca a gosto.
Modo de fazer
Descasque todas as bananas debaixo de água corrente uma a uma. Aqueça uma panela de ferro, refogue a cebola, o alho, os pimentões, o tomate, acrescente as bananas, os temperos e deixe refogar até começar a borbulhar. Coloque então o peixe e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos com a panela tampada. Se as bananas amolecerem demais, amasse-as junto com o caldo para formar um pirão. Servir com arroz branco.
 
Moqueca com Dendê

2 kg de camarão; (1 kg do grande; 1 kg do médio);
2 xícaras de chá de coentro picado,
4 a 5 tomates cortados em rodelas;
2 pimentões verdes e 2 vermelhos cortados em rodelas;
2 cebolas cortadas em rodelas; 7 dentes de alho espremidos;
1 vidro pequeno de azeite de dendê;
2 vidros de leite de coco;
Modo de fazer
sal e pimenta do reino a gosto; salsa e cebolinha picadas a gosto. Limpar os camarões. Os grandes, deixe com a casca, fazendo uma incisão com a faca, desde a cabeça até a cauda, retirando a tripa, cortando o ferrão comprido entre os olhos e as barbas. Com o dedo introduzido dentro da cabeça, limpe uma a uma sob água corrente para tirar a sujeira e os olhos que deverão ser retirados. Os camarões pequenos, são limpos da maneira tradicional, sem casca. Deite o suco de 1 limão sobre o camarão e imediatamente após, coloque sob água corrente. É somente para desinfetá-los. Se o limão permanecer, vai azedar a carne. Depois, tempere-os com uns 5 a 6 dentes de alho espremidos, sal, pimenta do reino e 1 xícara de chá de coentro picado. Enquanto isso, corte de 4 a 5 tomates em rodelas, 2 cebolas em rodelas e os pimentões verdes e vermelhos em rodelas. Numa panela, deite metade do vidro de azeite de dendê e frite por alguns minutos, somente para esbranquiçar uma das cebolas cortadas em rodelas e mais 2 dentes de alho picados. Logo a seguir coloque todos os camarões, mexendo de vez em quando. Rapidamente, ajunte ao preparado, os tomates, a outra xícara de chá de coentro picado e os demais ingredientes cortados em rodelas. Não pode cozinhar muito pois a carne dos camarões, se muito cozida, esfacela, endurece e fica ruim. O tempo de cozimento dependerá do tamanho e quantidade dos camarões. Tampe a panela. Cozinhe (para esta quantidade) por até 10 minutos. Adicione o restante do vidro de dendê e os dois vidros de leite de coco. Neste momento, retire com uma concha um pouco do molho e misture num copo com um pouco de maizena (1 ou 2 colheres, dependendo da quantidade do caldo) misturando depois o conteúdo do copo no preparado somente para engrossar um pouco, mexendo para não empelotar. Não pode ficar muito grosso como mingau. Ao final salpicar com bastante salsa e cebolinha verde picadas. Sirva com arroz branco. Se quiser sirva também com uma farofa feita da seguinte forma: frite a manteiga, adicionando cebola em rodelas, um dente de alho socado, azeitonas verdes e camarões sete barbas temperados da maneira tradicional, fritos inteiros sem cabeças, adicionando também à esta o azeite de dendê para que pegue aquela cor amarelada, Por fim, adicione a farinha de mandioca branca. Deve ficar uma farofa molhada

 
 
Moqueca Caiçara
1 e ½ kg de peixe (badejo, robalo, dourado, namorado ou cherne);
3 maços de coentro;
3 maços de cebolinha verde;
1 cebola média;
3 dentes de alho;
4 tomates;
pimenta malagueta;
azeite de oliva;
urucum em pó;
óleo de soja.
Modo de fazer
Escame bem o peixe, tire as vísceras e corte-o em postas de 5 cm de largura. Lave bem com limão e deixe descansando em um prato com água misturada com pouco sal. Soque o alho, três rodelas de cebola, um maço de coentro picado, um maço de cebolinha verde e sal. Esfregue no fundo da panela de barro um pouco de óleo de soja (2 colheres) e azeite de oliva (uma colher). Adicione à panela a massa socada obtida, passando-a no fundo. Retire as postas de peixe do prato com água e sal. Vire as postas de um lado para o outro nos temperos da panela. Arrume-as de modo que não fiquem umas por cima das outras. Corte o resto do coentro, da cebolinha verde, do tomate e da cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe que estão na panela. Regue com um pouco de azeite e suco de limão. Deixe tudo descansando por 20 a 40 minutos. Derreta em um pouco de óleo três colheres de urucum. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco deste caldo por cima da moqueca. Quando começar a abrir fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela aberta. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela com o auxílio de um pedaço de pano grosso, para que as postas de peixe não agarrem no fundo. Vai bem com arroz branco, um belo pirão e um belo molho. Rendimento: para seis pessoas.
 
Pirão da Moqueca Caiçara
1 posta ou cabeça de peixe;
1 e ½ maço de coentro;
1 e ½ maço de cebolinha verde;
½ cebola média;
1 dente de alho;
2 tomates;
200 g de farinha de mandioca;
3 copos de água;
pimenta malagueta;
azeite de oliva;
urucum;
óleo de soja.
Modo de fazer
Lave a posta ou cabeça do peixe com limão e deixe descansando em um prato com água de sal fraca. Soque o alho, três rodelas de cebola, um maço de coentro picado e sal. Esfregue no fundo da panela de barro um pouco de óleo de soja (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher). Adicione à panela a massa obtida no socador, passando-a no seu fundo. Retire a posta ou cabeça de peixe do prato com água e sal. Vire a posta ou cabeça de um lado para o outro nos temperos da panela. Corte o resto do coentro, do tomate e da cebola e coloque na panela. Regue com um pouco de azeite e suco de limão. Deixe tudo descansando por 20 a 60 minutos. Derreta em um pouco de óleo meia colher de urucum. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco deste caldo por cima da moqueca. Quando começar a abrir fervura, verifique o sal. Retire o peixe, escorra e desfie, juntando-o novamente ao caldo. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Quando estiver no ponto máximo de fervura, vá jogando a farinha lentamente para não embolar, mexendo aos poucos com um garfo. Pronto o pirão, corte algumas rodelinhas de cebolinha verde e pedacinhos de coentro e espalhe por cima antes de servir. O Pirão está para a Moqueca Capixaba, assim como Romeu está para Julieta.
 
Veja mais receitas >>>>
 
   
 
Caraguatatuba | Ilha Bela | São Sebastião | Ubatuba
Bertioga | Cananéia | Guarujá | Iguape | Ilha Comprida|Itanhaém
Mongaguá | Peruíbe | Praia Grande |Santos | São Vicente
Parati | Trindade | Hotéis na Praia | Praias Desertas
Receitas Caiçaras | Cachoeiras nas Praias | Contato
 
     
Copyright © 2009 - VTN
Todos os Direitos Reservados.